História da cerveja

A história da cerveja remete a um tempo muito antigo, antes mesmo de Cristo, em que as primeiras civilizações cultivavam ingredientes vitais para a produção desta bebida, como a cevada e o trigo.
A descoberta do processo em si, não se sabe quando ocorreu. Os estudos apenas indicam que estes grãos não eram propícios para serem consumidos crus, por isso, eram esmagados e mergulhados em água. Os primeiros passos para a cerveja!
O processo de mergulhar os grãos em água fazia com que começavam a brotar, com um gosto adocicado, e como as fontes de açúcar eram poucas, essa doçura era muito valorizada.
Com o tempo, passou a ser desenvolvido técnicas de preparação de malte, em que o grão era enxaguado e depois seco, ou seja, a primeira etapa do processo de preparação da cerveja.
Os primeiros registros do processo de produção da cerveja começaram com os sumérios, no sul da Mesopotâmia. As inscrições em pedras apresentam a importância da bebida ao povo, que dominava mais o processo de mais de 20 tipos de cervejas.
A principal bebida deste povo passou a ser conhecida como Sikaru, e era utilizada para alimentar doentes.
Na cultura suméria, a cerveja era oferecida aos deuses, como mostra uma peça conhecida como Monumento Blau (4000 a.C), em que a bebida era oferecida à Deusa Nin-Harra.
Os próximos registros apontam que os povos egípcios e os romanos tornaram a cerveja conhecida, introduzindo a bebida em sua rotina.
A expansão foi com o Império Romano, que a levou aos lugares em que ainda não era conhecida. Júlio César foi conhecido como um grande administrador da cerveja e a introduziu aos povos britânicos e gauleses.
O nome “cerveja” se deu por conta dos gauleses, que a chamavam como “cerevisia” ou “cervisia”, em homenagem a deusa da agricultura e da fertilidade, Ceres.
A mais antiga cervejaria, ainda em funcionamento, fica em Bavária, e estima-se que a loja foi inaugurada em 788 d.C.

História da cerveja no Brasil

A cerveja foi introduzida no Brasil através dos holandeses, na época da colonização.
De acordo com estudos, estima-se que no ano de 1637, Maurício de Nassau trouxe ao Brasil o cervejeiro Dirck Dicx. E em 1640, abriram a primeira fábrica de cerveja das Américas.
Eles fabricavam uma cerveja encorpada, com cevada e açúcar.
A bebida demorou a se popularizar por conta da grande venda de vinhos e cachaça, o que mudou com a chegada da Família Real Portuguesa, pois Dom João era um grande apreciador da bebida e decretou a abertura dos portos, o que beneficiou a Inglaterra, que dominava o mercado das cervejas importadas.
Já a partir da segunda metade do século, a cerveja alemã ganhou grande destaque no país, vindo em garrafas e caixas. A cerveja alemã era mais clara, límpida e agradava melhor ao paladar, o que fez com que surgisse o hábito de beber cervejas em garrafas de vidro.
As cervejas artesanais dominaram o país principalmente nas últimas décadas, atraindo ainda mais o interesse do povo pelo processo de fabricação, assim como por bebidas mais encorpadas.

Herdt Bier

A cerveja da nossa terra é uma importante marca na história da cerveja de nosso país, por conquistar cada vez mais pessoas com seu sabor irreverente e inesquecível.
Agradável a todos os paladares, a cerveja da Herdt Bier é ideal para todos os momentos e faz parte de uma história tão importante para os apreciadores dessa bebida.
Conheça nossos tipos de cerveja e garanta a sua no ponto de vendas mais próximo!

Chamar no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo